Saúde e Bem-Estar

Biomassa de banana verde: um poderoso aliado para a sua saúde (Inclui a receita!)

Yes! Nós temos muita banana verde! O Brasil é um dos maiores produtores de banana do mundo! É, sem dúvida, a fruta predileta e mais consumida no país!

Além de ser extremamente saborosa, a banana é bem acessível aos nossos bolsos. Não é à toa que usamos a expressão “a preço de banana”, não é mesmo?

A fruta é muito rica em nutrientes, tais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, zinco e vitaminas A, C e do complexo B.

O cultivo da bananeira é feito em todo o território nacional. Por isso, a banana pode ser facilmente encontrada em qualquer lugar e época do ano.

E a sua versatilidade? São vários tipos e muitas formas de se consumir a fruta, desde in natura, até em preparações doces e salgadas.

Mas a estrela do dia vai para a banana verde! É dela que podemos obter a farinha e a biomassa de banana verde, queridinhas do momento pelos seus benefícios nutricionais e funcionais!

Vamos então saber um pouco mais sobre a biomassa?

No final do post você terá um presente da Vivo Leve para a sua saúde: a receita da biomassa de banana verde e minhas dicas para aproveitar ao máximo esse ingrediente!

COMO SURGIU A BIOMASSA DE BANANA VERDE?

A descoberta da biomassa se deu por acaso. Contam que um dia, a ex-bananicultora do Vale do Ribeira/SP, Heloísa de Freitas Valle, chegou em sua fazenda e percebeu que haviam roubado todos os mantimentos da sua despensa.

Como não tinha nada para comer, ela pediu ao seu empregado para colher um cacho de banana verde da sua plantação e cozinhou a fruta, na tentativa de improvisar uma sopa.

Buscou umas ervas na sua horta e colocou para ferver com um pouco de água. Assim que as bananas se abriam durante o cozimento, ela pegava a polpa, passava numa peneira e colocava o purê (a biomassa) dentro desse caldo aromático, resultando numa sopa cremosa, consistente e bem encorpada.

O que logo lhe chamou a atenção foi que, mesmo passadas muitas horas depois de ter consumido a sopa, ela continuava sem fome e com bastante disposição.

Um dia depois, ela percebeu outra característica interessante no ingrediente: além da saciedade, a biomassa era um poderoso aliado do seu intestino, que até então funcionava com muita dificuldade.

A partir daí, Heloísa vem desenvolvendo e divulgando os benefícios e as receitas com biomassa, através do seu projeto Pró-Banana Verde. Esse projeto contou com o apoio da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, no interior paulista, e do Disque-tecnologia, da Universidade de São Paulo – USP.

Ela, inclusive, já publicou um livro sobre o assunto: “Yes, nós temos bananas: histórias e receitas com biomassa de banana verde”.

O QUE É BIOMASSA DE BANANA VERDE?

A biomassa nada mais é do que a polpa da banana verde cozida e processada. É um purê que enriquece as receitas com seus nutrientes sem alterar o sabor.

Já a farinha de banana verde é a polpa da banana verde que passa por um processo de secagem e moagem.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA BANANA VERDE?

Além de ser fonte de vitaminas, minerais, fibras e carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, sua absorção pelo organismo é mais lenta, a banana verde se destaca dos demais alimentos por conter alto teor de Amido Resistente ? AR.

No processo de amadurecimento da banana, o amido resistente vai sendo convertido em açúcares simples. Por isso, a banana madura é mais doce e possui menos fibras. Veja a tabela abaixo:

E o que é amido resistente?

Amido resistente tem ação semelhante à das fibras. Como o próprio nome diz, ele é “resistente” ao processo de digestão e chega intacto ao intestino grosso.

Assim, ele passa a servir como um alimento para as bactérias boas que lá habitam, estimulando o seu desenvolvimento, beneficiando a flora e fortalecendo a barreira intestinal.

Ou seja, ele funciona como um Prebiótico.

 >>> PONTO IMPORTANTE: a banana verde crua possui muito mais amido resistente do que a polpa da banana cozida, conforme tabela abaixo.

Para a preparação da biomassa, a banana é cozida na panela de pressão (veja a receita no final desse artigo). Quando desse aquecimento, boa parte do amido resistente acaba se transformando em amido comum.

Portanto, para se ter um aproveitamento melhor desse nutriente (o amido resistente), fica como sugestão utilizar a banana verde crua para sucos, shakes e vitaminas.

Se sua banana for orgânica ou sem agrotóxicos, você pode, inclusive, aproveitar a sua casca.

Deixe a biomassa de banana verde para preparações que precisam ser feitas no forno ou no fogão (aquecidas), como estrogonofe, panquecas, pães, bolos, entre outros.

*Fonte: Livro “Yes, nós temos bananas: histórias e receitas com biomassa de banana verde”.

TABELA NUTRICIONAL DA BIOMASSA DE BANANA VERDE

*Fonte: Vale Mais Alimentos.

COMO UTILIZAR A BIOMASSA DE BANANA VERDE NAS PREPARAÇÕES?

A biomassa de banana verde é usada como um poderoso espessante, dando consistência, cremosidade e volume às preparações. Ela pode servir como substituto do creme de leite, da farinha de trigo, do amido de milho, do leite condensado, entre outros, sendo uma opção bem mais benéfica e rica em nutrientes.

Sua característica mais importante é agregar mais valor nutricional, com menos calorias e sem trazer qualquer alteração no sabor ou aroma das preparações.

Durante o processo de cozimento, a banana verde perde o tanino, substância responsável pela sua adstringência (aquele repuxa na boca), o que permite que a biomassa obtida seja utilizada na elaboração de vários alimentos.

Portanto, ela se adequa bem a qualquer tipo de preparo! Desde os mais simples, como um brigadeiro (receitinha aqui!), um suco ou um patê, até mesmo a um estrogonofe (receitinha aqui!) ou pratos mais sofisticados.

A farinha de banana verde é mais utilizada para enriquecer receitas de pães, bolos, biscoitos, massas, entre outros substituindo parte da farinha sem glúten ou da farinha de trigo.

QUAL TIPO DE BANANA DEVE SER UTILIZADO PARA PREPARAR A BIOMASSA?

Para preparar a biomassa, pode ser utilizado qualquer tipo de banana.

Porém, é necessário que ela esteja bem verde para que sejam mantidas todas as suas características e propriedades.

O ideal seria que a banana fosse retirada do pé e não passasse por nenhum processo de climatização. Esse processo acaba por acelerar o seu amadurecimento.

Entretanto, sabemos que nessa vida urbana de hoje é difícil conhecer alguém que cultive bananas. Assim, a melhor forma de se obter o produto é encomendar a banana verde nas feirinhas onde os alimentos são vendidos diretamente do produtor. Tenho certeza de que você encontrará uma pertinho de sua casa.

Se ela for orgânica, aí sim será um presente dos deuses. Mas se não for, não se preocupe! Prepare a biomassa assim mesmo, pois os seus benefícios superam eventuais produtos químicos usados no cultivo!

*Olha a minha felicidade com o cacho de banana verde que ganhei para preparar biomassa. Direto do sítio e sem agrotóxicos!

COMO FAZER A BIOMASSA DE BANANA VERDE?

Existem três tipos de biomassa:

  • Biomassa “P”: feita com a polpa da banana;
  • A Biomassa “F”: feita com a casca da banana verde;
  • E a Integral: feita com a casca e a polpa da banana.

As mais utilizadas são a biomassa “P” (que irei ensinar a preparar logo abaixo) e a integral.

A quantidade de banana a ser utilizada na receita dependerá da capacidade da sua panela de pressão.

Vamos então conferir o passo-a-passo?

É tudo muito simples, rápido e fácil! Não tem segredo!

PASSO A PASSO:

1) Retire as bananas da penca, uma a uma, mantendo intactos todos os talinhos para que elas fiquem bem fechadas. Lave-as bem e com carinho.

2) Ferva água em uma panela de pressão em quantidade suficiente para cobrir as bananas. Assim que a água ferver, coloque-as dentro da panela para que seja feito o choque térmico. Feche.

3) Quando a panela pegar pressão e começar a chiar, conte 8 minutos. Desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente.

4) Depois que sair toda a pressão e estando as bananas ainda quentes, retire as cascas (com cuidado para não se queimar!) e coloque a polpa no liquidificador ou processador.

5) Adicione água quente o mínimo possível, apenas o suficiente para conseguir processar a polpa da banana.

Atenção: É importante que o liquidificador ou o processador sejam potentes, pois a massa é pesada e pode danificar os aparelhos. Caso prefira, você poderá bater a polpa aos poucos para não sobrecarregá-los.

6) Processe a polpa até formar um purê bem homogêneo, lisinho e cremoso. Caso necessário, mexa o purê durante o processo para auxiliar o trabalho do seu liquidificador.

7) Distribua a biomassa em um refratário de vidro e espere esfriar de um dia para outro na geladeira. Corte em pequenas porções, guarde algumas na geladeira para serem utilizadas durante a semana e congele o restante.

Você também poderá distribuir a biomassa em forminhas de gelo e congelar.

Durabilidade: 5 dias na geladeira ou 3 meses no freezer.

COMO DESCONGELAR A BIOMASSA DE BANANA VERDE?

Retire a biomassa do freezer e deixe na geladeira de um dia para o outro. Depois de descongelada, ela precisará ser reidratada para que volte a ter a textura cremosa anterior.

Primeiro, aperte bem a biomassa para escorrer toda a água. Depois, você poderá reidratá-la de 2 maneiras diferentes, à sua escolha:

1ª) Coloque a biomassa no liquidificador com um pouquinho de água fervente e bata bem até que ela fique cremosa.

2ª) Coloque a biomassa em uma panela e leve ao fogo baixo com um pouco de água. Vá mexendo bem até chegar na consistência cremosa.

QUANTO CONSUMIR POR DIA?

A quantidade de biomassa de banana verde a ser consumida dependerá das suas necessidades e dos seus objetivos.

Geralmente, o recomendável é 1 a 2 colheres de sopa por dia, mas o ideal é que você procure um profissional da área nutricional para uma melhor adequação ao seu organismo.

Published by
Janaína Marra

Recent Posts

  • Dieta e Saúde

Alimentos na Dieta Low Carb: quais podem ser consumidos e quais devem ser evitados!

Alimentos na Dieta Low Carb! Você sabe quais podem ser consumidos e quais devem ser…

1 ano ago
  • Dieta e Saúde

Guia prático sobre KEFIR – Saiba tudo sobre esse poderoso probiótico na entrevista com o especialista Dr. Leonardo Fonseca

Você já ouviu falar em KEFIR? Já imaginou quais são os seus benefícios para a…

1 ano ago
  • Low Carb

Quiabo grelhado ou abóbora assada: qual você prefere?

Quiabo grelhado ou abóbora assada? Se for perguntar para mim, confesso que vai ser difícil…

1 ano ago
  • Saúde e Bem-Estar

Guia: como escolher frutas, legumes e verduras na feira

Você fica em dúvida sobre como escolher frutas, legumes e verduras quando vai na feira?…

2 anos ago
  • Low Carb

17 ideias de refeições rápidas e saudáveis para inspirar você a preparar a sua própria comida!

Está sem inspiração para preparar a sua própria comida? Que tal 17 ideias de refeições…

2 anos ago
  • Doces

Casquinhas de chocolate Low Carb recheadas com creme de amendoim – É dos deuses!

Casquinhas de chocolate Low Carb recheadas com creme de amendoim. Não ficaram de babar? Ahhhh…

2 anos ago