Sem Glúten

5 saladas funcionais no pote: faça para vender ou faça para comer!

Verão chegando, nada melhor do que uma preparação mais leve para manter a alimentação bem saudável nesses dias de calor, não é mesmo? Portanto, a minha dica para você é: aposte na saladas no pote!

Salada é vida! Salada é saúde! Salada é comida de verdade!

Sabe quando perguntam qual é a sua comida predileta? Eu nem preciso pensar duas vezes: salada é, definitivamente, o meu prato preferido.

Agora, se você quer ganhar algum dinheiro, minha dica é: continue apostando nas saladas no pote de vidro! Aproveite o verão e faça saladas para vender!

Neste post, eu trago 5 sugestões de saladas no pote. Busquei trazer uma variedade de ingredientes para atender a todos os gostos.

Se não gostar ou não puder consumir algum ingrediente, troque por outro de sua preferência! Use a criatividade e faça também uma outra opção de salada, brincando com os ingredientes que sugeri e acrescentando outros que você gosta.

10 DICAS PARA APROVEITAR SUAS SALADAS

Confira as dicas que eu tenho para você aproveitar ao máximo todos os benefícios de uma salada:

Dica #1: Salada é um prato perfeito para quem quer manter a forma e viver mais leve e saudável. Sabendo escolher bem os alimentos, a salada será recheada de nutrientes.

Dica #2: Uma vida mais saudável começa com mais cor no prato. Portanto, tente variar os ingredientes para que a sua salada seja sempre bem colorida. Assim, ela ficará mais nutritiva e mais apetitosa.

Dica #3: Use ingredientes frescos e crus e, sempre que possível, dê preferência para os orgânicos.

Dica #4: As saladas são muito práticas e valem por uma refeição. Você poderá acondicioná-las num pote de vidro, tal como sugeri no post, e levá-las para onde quiser, inclusive para o trabalho.

Dica #5: Sempre acrescente folhas verdes nas saladas, pois elas contêm muitas fibras. São fundamentais para dar a sensação de saciedade, além de possuírem pouquíssimas calorias.

Dica #6: Eu adoro acrescentar frutas nas saladas, sejam elas frescas ou secas, pois dão um toque todo especial e já ficam valendo como sobremesa.

Dica #7: Castanhas, nozes e amêndoas ficam super saborosas quando misturadas na salada e fazem aquele ?crec crec? delicioso.

Dica #8: Acrescente sementes de gergelim, girassol, abóbora, chia ou linhaça, para deixar sua salada ainda mais nutritiva e diferenciada.

Dica #9: Cuidado com os molhos prontos, pois contêm muitos corantes e conservantes. Prefira fazer o seu em casa. Veja abaixo algumas receitinhas deliciosas.

Dica # 10: O processo de higienização e sanitização precisa ser feito para eliminar as bactérias e micro-organismos dos ingredientes. Não precisa comprar produtos específicos para isso. Basta misturar 1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água. Siga as instruções constantes no rótulo da embalagem desse produto de limpeza.

COMO MONTAR SUA SALADA NO POTE

A salada deve ser preparada em camadas, sempre prestando-se atenção para o tipo de ingrediente a ser utilizado. Os ingredientes mais pesados devem ficar no fundo do pote e os mais leves e sensíveis devem vir no topo.

Veja como montar a sua salada no pote:

  • 5ª camada (fundo do pote): molho;
  • 4ª camada: ingredientes mais pesados e firmes como pepino, cenoura, rabanete, repolho, beterraba, queijo;
  • 3ª camada: ingredientes mais leves como tomate, brócolis, couve-flor, abobrinha, berinjela, ovo cozido, frutas;
  • 2ª camada: frango desfiado, atum, salmão, carpaccio, quinoa;
  • 1ª camada: folhas verdes em geral (variados tipos de alface, rúcula, espinafre, agrião, couve), radicchio, ervas aromáticas (manjericão, hortelã, salsinha, cebolinha), sementes, castanhas, frutas mais delicadas.

RECEITAS DE MOLHO PARA AS SALADAS

Eu prefiro deixar o molho à parte. Coloco em potinhos ou em saquinhos plásticos que você pode encontrar facilmente em lojas de embalagens (inclusive, os potes de vidro!). Assim, a salada tem mais durabilidade.

Veja 6 sugestões de molhos:

  • Azeite de oliva extravirgem, puro e simples;
  • Balsâmico: 2 colheres de sopa de azeite + 1 colher de sopa de aceto balsâmico + pitada de sal + pitada de pimenta do reino;
  • Shoyo: 2 colheres de sopa de azeite + 1 colher de sopa de molho shoyo;
  • Limão: 2 colheres de sopa de azeite + suco de 1/2 limão + 2 colheres de sopa de água + pitada de sal + cebola bem picadinha (receita da minha mãe!);
  • Mostarda e mel: 1 colher de sopa de azeite + 1 colher de sopa de mel + 1 colher de sopa de mostarda + ½ colher de sopa de molho inglês + ½ colher de sopa de vinagre de maçã;
  • Iogurte: 4 colheres de azeite + 1 xícara de iogurte + raspas de limão + pitada de sal.

INGREDIENTES DAS SALADAS

Vamos aos ingredientes das saladas? Pegue um punhadinho de cada e faça a sua montagem. Siga a ordem dos ingredientes, começando com o fundo do pote.

=> Dependendo do alimento que for utilizado, as saladas podem durar até 5 dias na geladeira. Se elas forem armazenadas com o molho, a durabilidade será menor.

SALADA NO POTE #1 – COM FRANGO

  • Frango desfiado + vagem cozida + repolho roxo cru + cenoura crua ralada + tomate-uva + brócolis cozidos + manga + couve crua.

SALADA NO POTE #2 – VEGANA

  • Grão-de-bico + cenoura ralada + rabanete + brócolis + tomate + alface + rúcula + manjericão + hortelã + mix de sementes.

SALADA NO POTE #3 – COM OVO DE CODORNA

  • Repolho roxo cru + cenoura ralada + tomate + ovo de codorna + couve crua + espinafre cru + castanha de caju.

SALADA NO POTE #4 – COM QUINOA E QUEIJO

  • Cenoura crua ralada + queijo + tomate + damasco + quinoa cozida + rúcula + manjericão + hortelã.

SALADA NO POTE #5 – COM ATUM E ABACATE

  • Milho + brócolis + tomate + abacate em cubos pequenos + atum + gergelim + couve crua + alface.

Está pronta uma refeição completa, nutritiva e super saudável! Gostou? Então curta e compartilhe!

E se fizer alguma das receitas, não se esqueça de me marcar no Instagram da @vivoleve e de colocar  a hashtag #vivoleve, tá?

Um beijo e até a próxima!

Published by
Janaína Marra

Recent Posts

  • Dieta e Saúde

Alimentos na Dieta Low Carb: quais podem ser consumidos e quais devem ser evitados!

Alimentos na Dieta Low Carb! Você sabe quais podem ser consumidos e quais devem ser…

1 ano ago
  • Dieta e Saúde

Guia prático sobre KEFIR – Saiba tudo sobre esse poderoso probiótico na entrevista com o especialista Dr. Leonardo Fonseca

Você já ouviu falar em KEFIR? Já imaginou quais são os seus benefícios para a…

1 ano ago
  • Low Carb

Quiabo grelhado ou abóbora assada: qual você prefere?

Quiabo grelhado ou abóbora assada? Se for perguntar para mim, confesso que vai ser difícil…

1 ano ago
  • Saúde e Bem-Estar

Guia: como escolher frutas, legumes e verduras na feira

Você fica em dúvida sobre como escolher frutas, legumes e verduras quando vai na feira?…

2 anos ago
  • Low Carb

17 ideias de refeições rápidas e saudáveis para inspirar você a preparar a sua própria comida!

Está sem inspiração para preparar a sua própria comida? Que tal 17 ideias de refeições…

2 anos ago
  • Doces

Casquinhas de chocolate Low Carb recheadas com creme de amendoim – É dos deuses!

Casquinhas de chocolate Low Carb recheadas com creme de amendoim. Não ficaram de babar? Ahhhh…

2 anos ago